domingo, 26 de julho de 2009

Fisioterapia

Trabalho é o primeiro tema que me inspira a escrever um blog.
Meu ofício é ser Fisioterapeuta. Tenho um trabalho voltado para a saúde das pessoas, para restaurar funções, melhorar e adpatar o movimento e, assim, promover qualidade de vida aos meus clientes.
Graduada em Fisioterapia pela USP em dezembro de 2003, trabalho na reabilitação de pessoas com distúrbios neurológicos, em especial de portadores da doença de Parkinson.
Além de prestar serviço para a Associação Brasil Parkinson (a ABP), uma organização não governamental sem fins lucrativos voltada para a assistência dos portadores desta doença, recentemente me especializei em Gerontologia com o objetivo de aprimorar meus conhecimentos e formas de abordagem dos indivíduos idosos, que têm sido o alvo do meu trabalho.
Minha história de trabalho com os portadores da doença de Parkinson começou ainda na faculdade, quando optei por realizar minha monografia de fim de curso com a Dra. Maria Elisa Pimentel Piemonte, professora de Fisioterapia Neurológica que já tinha uma vasta experiência com a doença de Parkinson. No ano de 2003, participei do "Projeto dos Manuais", no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Neste trabalho era responsável por ensinar exercícios físicos aos portadores da doença de Parkinson e verificar semanalmente o quanto e como esses pacientes assimilavam os exercícios orientados. Passamos um ano dentro do Ambulatório do Hospital das Clínicas orientando e reorientando nossos pacientes, coletando os dados da pesquisa e, no final de 2003, meu trabalho somou-se ao de outras pessoas que já haviam passado por este projeto, dando origem ao "Programa semanal de Exercícios para pacientes com Doença de Parkinson", obra da Dra. Maria Elisa Pimentel Piemonte.
Em 2004 realizei um estágio de três meses na Associação Brasil Parkinson, sob supervisão da fisioterapeuta Érika Okamoto, durante o qual pude ver mais de perto o trabalho com os parkinsonianos.
Em 2005, a convite da Dra. Maria Elisa, substituí a Érika Okamoto na Associação durante sua licença-maternidade, e supervisionei também os alunos de pós-graduação da USP que faziam estágio na ABP. O que era para durar apenas quatro meses acaou se estendendo até hoje. Graças à colaboração da Érika, da Dra. Maria Elisa, do Dr. Samuel Grossmann, diretor da ABP, e também ao meu bom trabalho.
Já são mais de quatro anos na ABP, trabalhando com nossos pacientes queridos, lutando junto com eles, e também ensinando aos fisioterapeutas que passam por lá no estágio de pós-graduação da USP. Além de trabalhar na ABP, também realizo atendimentos de fisioterapia em domicílio, na maior parte de parkinsonianos também.
Este ano concluí um curso de Especialização em Fisioterapia Gerontológica pela UNICID, sob coordenação da Dra. Mônica Rodrigues Perracini, um dos maiores nomes do Brasil quando se fala em Gerontologia.
Estou feliz com meu trabalho e com o que ele me tem proporcionado nesses quase seis anos de fisioterapeuta. Entretanto, tenho muitos planos e idéias para ampliar meu horizonte profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário