segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Herói do mês: Muhammad Ali


A lenda do boxe, Muhammad Ali, ou Cassius Clay, nascido no estado de Kentucky em 1942, tem lutado contra a doença de Parkinson, não só por ele mas por muitos.
Em 1954, Cassius Clay teve sua bicicleta roubada fora do auditório Columbia. Clay chamou um policial de Louisville, Joe Martin, dizendo que ele iria atrás do culpado seja quem ele fosse. Martin, que treinava jovens boxeadores disse a Clay que seria melhor ele aprender a lutar primeiro.
O futuro campeão mundial fez sua estréia no boxe, ganhando quatro dólares por luta. Apenas seis anos depois ele já era o Campeão Mundial de Peso Leve. Aos 22 anos, ele era o Campeão Mundial de Peso Pesado.
Clay se tornou Muhammad Ali em 1964, após o anúncio de que havia se tornado um mebro da nação Islã. Seguindo os fundamentos de suas crenças religiosas, Ali se recusou a lutar no Vietnã. Em 1967 ele foi considerado culpado de se recusar a lutar nas forças armadas, perdeu seu passaporte, o título de sua associação de boxe e foi banido do boxe por três anos.
Apesar da proibição ele recuperou seu título em 1974. Em 1981 Ali se aposentou do boxe e três anos depois anunciou seu diagnóstico de doença de Parkinson.
Desde então Ali levantou mais de 45 milhões de dólares para a doença, e nunca aceitou sua condição como algo debilitante mas sim como um meio de se conectar com as pessoas.
Barack Obama, escrevendo sob o título "O Que Muhammad Ali Significa Para Mim" no 50° aniversário da medalha de ouro olímpica de Ali, escreveu: “Nós admiramos o homem que, enquanto sua fala se torna mais suave e seu movimento mais restrito pelo avanço da doença de Parkinson, nunca perdeu a habilidade de criar uma conexão profunda e significativa com pessoas de todas as idades.”
Questionado por que é universalmente amado, ele levanta uma mão trêmula, com dedos largos, e diz: “É por causa disso. Agora eu sou mais humano. É o Deus em cada pessoa que as conecta comigo.”
Além de levantar fundos para o Parkinson, Ali foi nomeado Mensageiro de Paz das Nações Unidas, e tem viajado pelo mundo para visitar crianças doentes.
Como Obama diz, ele “nunca parou de usar sua celebridade para o bem”.
Autor: Melanie Scagliarini
Fonte: http://www.sidewaysnews.com/science-technology/hero-month-muhammad-ali

Nenhum comentário:

Postar um comentário